Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

nosso bebê: CÓLICAS

domingo, agosto 28, 2005

CÓLICAS

Muitas cólicas. Muita cólica. Cólica demais. Cólicas demais.
É muita dor para um ser tão pequeno e desprotegido. O Davi chorava de dor, e chorava muito até pouco mais de 3 meses. Como é desesperador, a gente não sabe o que fazer, quer ter uma fórmula mágica para a dor passar, mas não existe.
Depois de vários conselhos e dicas de sobre como lidar com isso, e principalmente a partir da nossa própria experiência chegamos a um resultado:
NÃO ADIANTA QUERER FAZER A CÓLICA DESAPARECER, VOCÊ NÃO "CURA" A CÓLICA, APENAS DIMINUI O SOFRIMENTO.
Aqui vão algumas dicas:

* REMÉDIOS: Somente Luftal (Dimeticona), pode ser genérico, mas NÃO USE Espasmo-Luftal, Espasmo-Cilidron, Espasmo-Qualquer coisa, pois foram proibidos. Qualquer "espasmo", faz mal ao bebê.

* FUNCHICÓRIA: Um "pózinho" que é colocado na chupeta molhada. Realmente é eficaz , mas segundo os médicos, é dopante, e pode prejudicar o desenvolvimento do bebê, porque o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento, e durante o sono esse processo é muito mais rápido. O sono induzido pelo Funchicória interfere nesswe processo. O desenvolvimento das funções cerebrais básicas da criança leva em torno de seis meses. Até lá, seu filho não vai mais ter cólicas, portanto EVITE usar o Fuchicória. Só o faça se for estritamente necessário, em alguma ocasião muito importante, caso realmente você não consiga diminuir a cólica de outra maneira.

* MASSAGENS: É, associado ao luftal, a melhor maneira de enfrentar o problema.
1 - Reloginho : Movimentos circulares na barriga, no sentido horário. Esquenta a barriga.
2 - Apertar : Aperte a barriga, começando de cima e descendo. Aperte com os polegares, suavemente.
3 - Estica-Encolhe : Estique as pernas do bebê e em seguida flexione em direção à barriga. Cuidado para não machucar as pernas, não force o joelho. Apoie sua mãos na parte posterior das coxas.
4 - Tirar a Dorzinha : Coloque a criança deitada de barriga para cima e faça movimentos muito rápidos com as duas mãos de cima para baixo. É cansativa, pois cansa os braços. Pare um pouco e retome, várias vezes. Tome cuidado para que os movimentos sejam de cima para baixo, e não de bater na barriga. É muito divertida.

O principal em qualquer tipo de massagem são as brincadeiras. O bebê está sofrendo, e percebe quando você também está. Não demonstre desespero, tente acalmá-lo, e fale muito, fale qualquer coisa, mas não pare de falar, e invente músicas para as massagens. A mesma música para a mesma massagem. Ajuda bastante. Faça à sua maneira. A quarta massagem fui eu que inventei. O Davi gostava bastante. Eu mostrei para sua pediatra e ela aprovou, disse que se distrai a criança, faz ela esquecer da dor, tudo bem.

* DEITAR NA BARRIGA DO PAI : A barriga do pai, assim como sua mão, é mais quente que a da mãe. Coloque a criança deitada de bruços sobre a barriga. Comigo funcionou muito bem, mas somente durante os primeiros 45, 50 dias, depois fui obrigado a inventar outras coisas.

* FRALDAS QUENTES : Esquente fraldas de pano com o ferro de passar e coloque sobre a barriga, com cuidado para não queimar. IMPORTANTE: Não esquente as fraldas no microondas, pois por experiência própria, ELAS PEGAM FOGO.

* DEITAR DE BRUÇOS : Segure a criança no colo, de bruços. Isso facilita a passagem dos gases, que causam a cólica.

Exercite sua criatividade e desenvolva sua paciência. Cada criança responde de maneira diferente, tanto à dor, quanto à técnica utilizada, portanto, invente!!!
Se você conhece mais alguma dica, ou se alguma daqui o ajudou, por favor, coloque nos comentários, pois vai ajudar muita gente.